Image Map

Fanfic Destaque



confira abaixo a crítica e comentários feitos a fanfic vencedora do destaque da divulgação do N!C.


DAMAGED MEMORIES


► fanfic destaque de fevereiro/2017
► autora: clenery aingremonty
link da fanfic


COMENTÁRIO DA MODERAÇÃO
► claraq | web-master (e potterhead demais)

a história parte de um plot muito diferente, que foge dos clichês da guerra bruxa do mundo de HP. A autora lhe oferece a possibilidade de liberar sua imaginação e imaginar novos caminhos para uma história tão conhecida. A escrita é boa, a história flui, não tem diálogos forçados ou narrações lentas e preguiçosas de ler. A autora tem preocupação e zelo não só com o desenvolvimento - onde tudo é bem construído, os personagens tem personalidades fortes e definidas, tem profundidade e desenvolvimento, mas também com a apresentação, o design e a estrutura visual. Fica aqui meus parabéns a fanfic, que tem esse destaque muito merecido, e com certeza merece a leitura. Se você já ama HP, é a escolha perfeita. E se não, é uma ótima indicação mesmo assim. Parabéns Clenery ;) xX




CRÍTICA DA FANFIC
Aparência
(Capa, Sinopse, Trailer)

     Capa: Com tons sombrios e ameaçadores, a capa busca trazer todo o conteúdo que será abordado na história. A paleta de cores representa com clareza o tempo em que a fanfic se situa, a Guerra Bruxa. O borrão negro, assim como os quadriláteros brancos (quase sutilmente) que aparecem, nos faz remeter a memória, uma memória danificada.  (Vale 1,5 - Nota: 1,5)

     Sinopse: A sinopse é forte, compassada. Marca o ritmo que vai ser dado a história com muita clareza. Mas creio que há uma repetição excessiva nos nomes dos personagens, como por exemplo:
“James Potter era uma arma muito poderosa nas mãos de Dumbledore. Inclusive, Dumbledore possuía muitas armas poderosas em sua preciosíssima "Ordem da Fênix", como Voldemort acreditava.”

Podendo ser substituído por:
“James Potter era uma arma muito poderosa nas mãos de Dumbledore. Inclusive, o velho bruxo possuía muitas armas poderosas em sua preciosíssima "Ordem da Fênix", como Voldemort acreditava.”

Essas repetições podem acabar tornando a leitura repetitiva e dessa forma, cansativa. Contudo, não há erro gramatical, os períodos são curtos, facilitando a coesão e coerência da sinopse.


Ortografia
(Gramática, Pontuação, Coesão Textual, Repetições)

A história não demonstra erros gramaticais grotescos, a autora preocupa-se com a ortografia de seus parágrafos, incluindo o fator pontuação.
A autora possui um talento nato, tece suas palavras como se fossem teias, que prendem os leitores - desde os desatentos aos atentos.
Porém, há uma forte marca de repetições, principalmente com os nomes. É sabido a dificuldade de achar tantos pronomes para identificar diferentes personagens, contudo, acho válido, utilizar características físicas destes para descrever suas falas, pensamentos ou até mesmo ações.

Enredo
(Criatividade, Desenvolvimento da História, Narrativa)

O enredo é o maior trunfo, honestamente, nunca havia encontrado nada semelhante. É criativo, voraz, intrigante e extremamente surreal. A história é baseada em um grande plot-twist, tudo aquilo que se sabe do universo de Harry Potter é reconstruído com maestria.
James Potter como “vilão” desperta todos os sentimentos possíveis, indo de pena até mesmo ódio. Mas, não é o único que eu gostaria de colocar em destaque. A grande jogada de Voldermort me deixou entusiasmada, pelo simples fato de que a autora não subestima a audácia do vilão, ele faz o que é inesperado, não mata o jovem, mas o torna um aliado.
O elenco feminino merece destaque, tanto dos dois lados do tabuleiro. As bruxas são tratadas com garra, firmeza. São lutadoras, independente de quais sejam os seus princípios, não abandonam a sua equipe.
A autora utiliza o mesmo recurso de J.K. Rowling, faz a narração em terceira pessoa, mas sobre a perspectiva do personagem em questão. Acho uma homenagem honrosa e que merece ser lembrada.

Avaliação Geral
(Avaliação de Banners/Playslist, Dicas para o autor, Comentário Final.)

Os banners que aparecem nos primeiros capítulos são impressionantes, possuem toda uma carga magnética que fazem com que o leitor se atraia ainda mais pela história. Eles deveriam aparecer nos capítulos restantes.


Image Map