Image Map
Image Map

Crítica: Beauty And Beast ( Izis Cullen fanfic e Vickie Cullen Salvatore)


Bom, minha segunda crítica aqui no NC, e devo admitir, infelizmente, que não fiquei muito entusiasmada em realizá-la, principalmente porque sou uma pessoa muuuito conhecida pela preguiça e hoje vamos ter que abordar muitas coisas. Vou tentar ser o mais clara possível quanto aos erros e o que precisa ser melhorado e, claro, não posso deixar os pontos positivos de lado certo?!
E por favor, lembre-se de sempre manter a educação, esta crítica tem o objetivo de ajudar você a melhorar cada vez mais sua fic e não o papel de dizer se sua fic presta ou não.




Antes de começar a ler vou explicar como eu fiz já que esta é a primeira crítica. Vou analisar 5 competências em sua fic: Ortografia, Expressão escrita, Transmissão, Criatividade e Sinopse e capa, sendo esses últimos analisados em conjunto. Cada competência vale dois pontos e de acordo com os erros posso tirar ou lhe dar pontos.
A cada erro encontrado em uma determinada competência, vou destacá-lo, comentar e dar exemplos com frases ou citações presentes em sua fic e logo depois vou lhe apresentar uma possível correção para melhor entendimento. E quando falar de todos os erros irei fazer um comentário geral lhe apresentando maneiras de diminuir seus erros.
Fique atenta aos comentários tanto os gerais quanto os de cada tópico, eles são importantes para uma melhor construção de seus capítulos.
Espero realmente que essa crítica ajude o//


Sinopse e Capa:
Eu gostei muuuito da capa da sua fic e, embora não seja muito experiente nessa área, já que photoshoop não é para mim [ou melhor, não é para meu PC jah que ele odeia esse programa], a achei muito bem feita, mas sempre há uma espaçinho para melhorar não é?!
Quanto a sinopse, achei que ela deixou muito a desejar para uma história de mistério/suspense, entregou muita coisa, tecnicamente falou tudo o que iria acontecer na fic, por isso quando fui checar o pedido achei que aquele era o resumo da fic e não a sinopse. Então, precisamos trabalhar nessa sinopse, se quiser é só fazer um pedido aqui no blog mesmo ‘33’

Pontos: 1.5


- Expressão Escrita e Transmissão:
Bom, eu sempre curti muito histórias policiais, e isso foi uma das coisas que inicialmente me deixou muito animada para ler sua fic e fazer a crítica, mas como disse no critério acima, sua sinopse não foi muito bem feita o que desvalorizou um pouco a primeira impressão que nós leitores temos da fic, todavia a sinopse seja um grande determinante, também não devemos dizer que ela seja o único, já que, a fanfic inteira depende do texto em si, ou seja, dos capítulos e o que vou falar agora será bastante pessoal já que não consigo encontrar outra maneira.
A ideia da história em geral realmente me prendeu, me deixou bastante curiosa para saber o que ia acontecer e como você iria desenvolvê-la ao longo dos capítulos, mas me senti um pouco desestimulada com os parágrafos muito pequenos e quase essencialmente informativos deixando um pouco a desejar na transmissão de sentimentos.
Talvez isso tenha sido resultado do seu desejo de partir logo para o ponto principal do capitulo e se dedicar exclusivamente a ele deixando um pouco de lado a introdução, por exemplo, no prólogo, quando elas são atacadas. Mas quando vamos escrever, não devemos ter pressa, temos que deixar tudo fluir, escolher as palavras certas, como descrever determinada sensação sem ficar muito estranho e enquadrar tudo em torno dos personagens e suas personalidades.
Eu sei o quanto isso é difícil, mas se queremos um bom resultado temos que nos dedicar, inclusive na parte de aperfeiçoar a escrita e na transmissão de sentimentos e pensamentos dos personagens para o leitor já que tudo isso faz parte de um único conjunto, afinal, de que adianta escrever bem se não consegue passar o que queria para os leitores ou vice e versa?!
E sim, infelizmente, isso prejudicou bastante, pelo menos, em minha opinião.


Pontos: 2.0



Criatividade:
Bom, por ser uma história cheia de mistérios e suspense a expectativa do leitor é ser surpreendido a cada capitulo. E sim, você me surpreendeu bastante em alguns pontos da fic, embora como disse antes tenha deixado um pouco a desejar em transmitir as emoções, Mas a criatividade está muito boa, só precisa se aperfeiçoar mais em outras áreas.

Pontos: 2.0



- Ortografia:

->Repetição de palavras – Um equívoco bastante normal, mas terrível. Eu particularmente odeio repetições, principalmente se são vistas em grande escala o que Graças ao nosso bom Deus não é o caso da sua fic, todavia eu não deixo nada passar, acho que sou tipo aqueles professores de redação que sempre buscam os erros e que faz questão de ler a mesma coisa várias vezes para ter certeza se está tudo certinho, sabe.
E sim, eu encontrei algumas repetições em seus capítulos, mesmo que não sejam tantas ainda sim é bom prestar mais atenção, pois a repetição pode empobrecer muito o capitulo e deixá-lo desinteressante.

Exemplo:
“As perguntas sem respostas terão respostas e se depender de mim será logo.”
Está vendo como a palavra “respostas” prejudica a frase e a torna chata, por assim dizer? A frase ficaria bem melhor se a segunda palavra fosse retirada mesmo que isso levasse a uma reformulação da frase.

Correção:
“As perguntas sem respostas terão uma e se depender de mim será logo.”
Bom, nessa frase, não era necessário uma substituição de palavra já que de acordo com o contexto ela já estaria muito bem formulada desta maneira então eu apenas tirei a palavra repetida e deixei o artigo como determinante. Mas não são em todas as frases que você consegue fazer isso, então aconselho a buscar sinônimos para auxiliar a compreensão dos leitores sobre o texto.
Sem contar que um bom vocabulário, combinado a uma boa escrita pode fazer milagres, então realmente preste atenção quando for escrever, tudo bem?!

->Concordância – Um grande, senão, enorme problema... Enquanto lia os capítulos encontrei vários erros de concordância e alguns me deixaram vem desnorteada tentando quebrar a cabeça para entender sobre o que estava falando, então outro ponto para melhor na fic.
A concordância é um termo que nenhum autor deve deixar de lado, já que, se seus capítulos contiverem falhas nesse critério, vai-se ocasionar uma quebra no canal entre emissor [você que está escrevendo] e o receptor [o leitor] e consequentemente ele não vai conseguir interpretar corretamente o código [texto] causando assim uma frustração por parte do leitor dificultando e muito a leitura, então esse não é um ponto de devemos deixar de lado.

Exemplo:
Sei como é não sei como estaria nesta situação, bem acho melhor você ir.”

Como assim a Angela sabe e não sabe ao mesmo tempo? Ou ela sabe como a Bella está se sentindo ou ela não sabe, ponto. E além de um grande erro de concordância também sentimos a falta de algumas virgulas para dar melhor sentido a fala da personagem, mas este será abordado depois.

Correção:
É, não sei como me sentiria se estivesse nessa situação, bem, acho melhor você ir.” Ou “Sei como é, bem, acho melhor você ir.”

Está vendo como a frase reformulada ganha melhor sentido e promove melhor entendimento da ideia que quer passar para o leitor tornando a interpretação dos capítulos bem mais fácil?!

->Gírias, abreviações e erros ortográficos – Outro erro comum em bastantes fica, embora esteja presente, em sua grande maioria, em fics com autores um tanto principiantes que ingressaram há pouco tempo no mundo das fanfics.
As gírias fazem parte da língua coloquial, mais conhecida como a linguagem informal e/ou falada, então de nenhum modo elas podem ser empregadas em um texto que exija a norma culta da língua, como noticias, dissertações, livros e fanfics... Tudo bem que todos nós temos a liberdade de escrita, mas as gírias desvalorizam muito nosso vocabulário assim como as abreviações e palavras escritas incorretamente.
Jamais, em hipótese alguma devemos usar a linguagem coloquial, usada na internet ou quando dialogamos com alguém em nosso texto. O uso de determinadas expressões desse tipo alem de prejudicar o texto vai fazer referencia a um autor que não tem capacidade o suficiente para fazer isso.
Me desculpe, mas realmente é essa a impressão que alguém passa quando usa abreviações do tipo  “Vc” – “Cê” – “Tá” – “Você é fera” “vei” “namora (quando de acordo com o contexto é namorado”, além de informar ao leitor que o autor tem um vocabulário um tanto pobre. Então, muita atenção com as abreviações e principalmente os erros de ortografia.
Encontrei alguns pelos capítulos, não sei se foi devido à pressa de escrever logo, ou por não ter tido tempo de revisá-lo, mas isso prejudica muito, então é bom ter cuidado.

->Pontos de interrogação. – Nem acredito que estou abordando isso aqui por ser um erro muito de principiantes, mas como encontrei alguns erros relacionados a esses sinais aqui vamos nós.
Como todos sabem, esse pontos são utilizados para indicar dúvida ou questionamento, sempre sendo utilizados em perguntas. Tudo bem que algumas vezes quando escrevemos deixamos alguns erros, mas é inadmissível esquecer um ponto de interrogação, até porque ele é um dos recursos mais fáceis de se usar e encaixar em um texto e, infelizmente, senti muita falta dos pontos de interrogação em seus capítulos.

Exemplo:
“Swan, porque pediu sua transferência direto.”

Acho que a sua intenção com essa frase seria que o chefe da Bella quisesse saber o motivo pelo qual ela passou por cima de sua autoridade e pediu a transferência direto para os superiores não é? Mas enfim, se ele queria saber o porque, onde está o sinal de interrogação?
Pois é, sem o ponto a frase vira uma afirmação fazendo-nos voltar para a concordância,ou seja, deixando a frase completamente sem sentido principalmente quando ela responde a uma pergunta que ocasionalmente não foi feita.

Correção:
“Swan, porque pediu sua transferência direto?”

Agora sim existe um questionamento, uma pergunta e logicamente a Bella lhe dará uma resposta e sua fala não irá acarretar nenhuma falha no entendimento do leitor sobre o texto.

->Travessão – Esse vai ser bem curto já que não tenho muito o que falar. Quem lê sua fic de primeira se depara com um erro bastante peculiar, os travessões. Eles indicam as falas dos personagens, expõem suas ideias de acordo com que elas estejam presentes no texto interagindo com outras pessoas ou não e também podem ser representados e/ou substituídos pelas aspas embora estas sejam utilizadas, geralmente, quando queremos destacar alguma palavra ou pensamento presente no capítulo.
E existe uma grande diferença entre Travessão e Underline. O primeiro indica a fala de um personagem e é representado por um traço antes das falas que se localiza no meio (Assim: - E o que eu tenho haver com isso?!) e o segundo é uma ou mais linhas horizontais abaixo de um texto que serve para enfatizar o mesmo (Assim: Ela pensava incansavelmente), ou tambem pode ser usado em documentos que necessitam de assinatura (Assim: _________________________ ).
Então o emprego da underline nos primeiros capítulos está errado, o certo seria em vez de ser dessa forma:
_Ângela desde que minha mãe foi embora, tento manter minha cabeça ocupada, eu amo Charlie, mas sinto falta de minha mãe.”
Ser desse:
“ – Ângela, desde que minha mãe foi embora...”

Pontos: 0.5


COMENTÁRIO GERAL – Seria uma boa revisar o capitulo antes de postar, rever a repetição de palavras buscando sinônimos para dar mais comodidade as frases, ou arranjar uma beta.
Tomar muito cuidado com as gírias, abreviações, erros de ortografia, travessões e pontuação também, já que isso foi uma das coisas que mais te prejudicou na avaliação, mas com meus comentários acho que dá para melhorar bastante.
Tente escrever os capítulos com mais calma, prestando atenção no que está fazendo, sempre pensando no próximo passo e buscando inovar algumas coisas, surpreender mais e também colocar mais suspense no texto.
Acho que é só isso.

NOTA FINAL: 6.0




2 comentários:

  1. Obrigado querida pela critica, só não sei como funciona bem seu sistema de notas, em alguns sites são de 5 a 10 outros de 0 a 10, então somente fiquei com esta duvida.
    vou analisar bem seus pontos, ja pedi outras criticas e basicamente os erros e dicas foram parecidos.
    bem como é uma fic em conjunto teremos que avaliar de quem são os maiores erros.
    beijos e muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie floor, fico feliz que tenha gostado da fic...
      Bom, eu não sabia que nos outros sites davam nota para as fics por isso resolvi colocar aqui no NC esse sistema de pontos já porque nunca tinha visto em nenhum blog antes.
      Bom, as notas são de 0 a 10.
      Espero que a crítica tenha ajudado, beijoos <3

      Excluir

Image Map
Codification and Design: RddleWho | Todos os direitos reservados © Moodboard